NOTA – posicionamento político.

Nós do MOVE viemos declarar o nosso apoio político nestas eleições presidenciais do Brasil, pois acreditamos que a neutralidade política não existe.

Consideramos que as questões sociais e políticas não são secundárias e estão entrelaçadas com os valores espirituais que o espiritismo busca promover. Nesse particular, o MOVE se orienta pela noção progressista, decorrente da própria filosofia espírita, em diálogo constante com as ciências sociais e políticas que eram ainda embrionárias à época de Allan Kardec. Somos a favor de um pensamento social espírita, desde que antiespecista.

Portanto, nesta reta final do segundo turno das eleições presidenciais, nos posicionamos a favor do plano de governo do candidato Lula (apesar de haver importantes ressalvas de nossa parte), pois entendemos que, por ora, é o que mais se aproxima dos nossos propósitos enquanto MOVE e da nossa visão de espiritismo, em defesa da consideração moral de todos os animais, sejam humanos e não humanos, e do meio ambiente, bem como em defesa da democracia.

Destacando a pauta animal, temos como exemplos a criação do Setorial de Direitos Animais do PT; o compromisso de criar no governo federal uma unidade responsável pela gestão das políticas públicas de direitos animais, preferencialmente uma Secretaria Nacional (à semelhança da Secretaria dos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres etc.), bem como a parceria com o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Direitos Animais (NAPP Direitos Animais) da Fundação Perseu Abramo (FPA), que promoveu um amplo diálogo com os movimentos sociais animalistas, tendo realizado plenárias e seminários sobre os mais variados aspectos dos direitos animais, cujas ideias foram sistematizadas e utilizadas para a elaboração do “Caderno Direitos Animais”, no qual se baseiam as diretrizes para o plano de governo, num viés antiespecista.

Outros compromissos, igualmente importantes, foram com a conservação da biodiversidade e recomposição dos biomas brasileiros, com a superação do modelo predatório de exploração e produção, com o enfrentamento das mudanças climáticas, além da valorização da agroecologia e da difusão das proteínas vegetais.

Por fim, reforçamos que o MOVE respeita e busca o diálogo constante com as pessoas, sejam elas progressistas, conservadoras etc. Prezamos por uma comunicação não-violenta. Acreditamos que todo ser espiritual merece respeito e consideração moral. Nosso lema é a fraternidade interespécies. Nos MOVEmos pelos animais humanos e não humanos: por toda a Natureza.

Referências:

Cadernos Teoria e Debates. Série Reconstrução e Transformação do Brasil: Direitos Animais. Disponível em https://teoriaedebate.org.br/cadernos/direitos-animais/, acesso em 20 outubro 2022.

DIRETRIZES PARA O PROGRAMA DE RECONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL – LULA ALCKMIN 2023-2026. Disponível em https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BR/544/candidatos/893498/5_1659820284477.pdf, acesso em 20 outubro 2022.