Card #04: “Natal!… Quem louva Jesus, Com júbilos imortais, Suprime, esquece ou reduz, A morte dos animais”

Através da Doutrina Espírita os benfeitores espirituais trouxeram Jesus de volta, resgatando as Suas sublimes lições e elucidando-as em conformidade com os tempos modernos, sob a égide Dele, o Divino Amigo.
.
Por isso, Espiritismo é Natal! É uma nova manjedoura, onde Jesus renasceu.
.
Muita das vezes os espíritos resgataram até mesmo as explicações do próprio Jesus, contidas nos arquivos do plano espiritual.
.
Por exemplo, o espírito Humberto de Campos, através da abençoada mediunidade de Chico Xavier, resgatou explicações do Mestre sobre os Dez Mandamentos, em especial o “não matarás”:

“Reza a lei do passado: – Não matarás; eu, porém, vos digo que não se deve matar em circunstância alguma e que se faz indispensável a vigilância sobre os nossos impulsos de oprimir os seres inferiores da Natureza, porque, um dia, responderemos à Justiça do Criador Supremo pelas vidas que consumimos.” [1].
.
Noutra oportunidade, o mesmo benfeitor nos presenteou com outra lição do Cancioneiro das bem-aventuranças, que detalhou o registro feito pelo evangelista Mateus no capítulo 25: 35-45:
.
“Ajuda-me a velar pelos homens, pela vida, pela natureza… Auxilia comigo ao ignorante e ao doente, ao velho e à criancinha, ao animal e à erva tenra. A qualquer criatura ou a qualquer coisa que ofereças o bem é a mim mesmo que o fazes…” [2].
.
Dessa forma, a lição de Amor Incondicional do Mestre, desde a manjedoura, é pelo próprio inerentemente inclusiva aos animais e toda a Natureza, sendo a Ele endereçadas, Governador do Orbe, todo bem ou mal que fizermos as Criaturas humanas e não-humanas.
.
Portanto, enquanto humanidade e sobretudo em sendo cristãos-espíritas, temos o dever sagrado – ainda mais em dias de Natal quando se comemora o aniversário de Jesus – de louvar a Criação, desde a ceia.
.
Fogos de artifício, abandonos, atropelamento de fauna, consumo inconsciente, desperdícios, produção imensa de lixo, poluição às praias, ceia repleta de animais e etc, maus-tratos e desmandos de toda ordem contra os animais e o meio ambiente agravam-se em larga escala no mês de dezembro, em virtude das comemorações de natal e ano novo.
.
Já parou pra refletir no “é a mim que o fazes” no aniversário do próprio Jesus? O que estamos fazendo a Ele?
.
Precisamos renovar os nossos hábitos alimentares e de consumo, permitindo que o amor que todos somos capazes de expressar desabroche em nossas almas e se espalhe por toda a Terra, evoluindo a forma de nos relacionarmos com as outras vidas não-humanas, que importam tanto quanto a nossa, superando a tão prejudicial cultura antropocêntrica e especista.
.
É possível, necessário, saudável, saboroso, ecológico e evangélico preparar uma ceia vegana no lar para comemorar o nascimento do Salvador com os familiares. Experimente!
.
Como disse o benfeitor:

“Natal!… Quem louva Jesus,
Com júbilos imortais,
Suprime, esquece ou reduz
A morte dos animais.”

.

Venha se MOVEr conosco, pelos animais, pessoas e toda a Natureza!

.

Referências:
.
[1] XAVIER, F. C.; IRMÃO X (Espírito). Pontos e Contos. 13 ed. 2 imp. Brasília: FEB, 2016. 270 p.
Capítulo 33 “A dissertação inacabada”, pp. 166.
.
[2] XAVIER, F. C.; Espíritos diversos. Cartas do coração. Capítulo “O dom divino” (Espírito Irmão X).
.
[3] XAVIER, F. C.; Espíritos diversos. Os dois maiores amores. Poesia do Espírito Milton da Cruz.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *