Card #17: O que te MOVE?

…somos movidos também por abolir na medida do possível e do praticável todos os produtos testados em animais.

Você sabia que aproximadamente 115 milhões de animais no mundo são usados em experimentos laboratoriais todos os anos?

Esse total pode ser ainda maior, pois nem todos os países coletam e publicam tais dados, diz a organização Humane Society International (HSI). [1]

Como disse Léon Denis: “Em nossas cidades prossegue sem cessar a hecatombe de pobres animais inofensivos, sacrificados às nossas necessidades ou entregues nos laboratórios ao suplício da vivisseção.” [2]

Ressalte-se que muitos dos animais usados nesses testes são domésticos. Cães, gatos, coelhos, ratos e pássaros, seres que convivem conosco e recebem nosso amor suportam intenso sofrimento e confinamento em laboratórios.

Você consegue imaginar o seu companheirinho passando repetidamente por testes de toxicidade ou irritação cutânea, onde no primeiro caso máscaras são presas ao focinho de cães (geralmente da raça Beagle por serem dóceis) que são forçados a inalar diversas substâncias para que seja a avaliada as reações em seus corpos?

No caso do teste de irritação cutânea, coelhos são imobilizados em aparelhos que não permitem fechar os olhos e substâncias são derramadas para que se determine se pode causar algum dano ocular ou irritação. Em outros testes, raspam seus pelos em partes do corpo e colocam tais substâncias na pele com o mesmo objetivo.

Outros testes, psicológicos, são feitos com macacos, para medicamentos contra o estresse. Os filhotes são separados de suas mães, colocados em pequenas gaiolas de acrílico e do outro lado um animal predador, por exemplo uma cobra. Imediatamente o pobre animal entra em pânico e após passar um determinado período nessa situação, lhe é administrada a droga que se deseja testar.

André Luis já havia afirmado na década de 60 que o espírita deveria “Esquivar-se de qualquer tirania sobre a vida animal, não agindo com exigências descabidas para a satisfação de caprichos alimentares nem com requintes condenáveis em pesquisas laboratoriais, restringindo-se tão somente às necessidades naturais da vida e aos impositivos justos do bem.” [3]

Muitos outros testes são realizados sobretudo para cosméticos e higiene. E o Brasil está entre os primeiros no ranking do consumo mundial de beleza e higiene. Este mercado, não sentiu a crise econômica mundial. Aqui vale lembrar a advertência de O Livro dos Espíritos quando frisou que o materialismo e a vaidade estão entre as maiores chagas da humanidade. [4]

Você pode estar pensando que embora estes testes sejam assustadores, eles infelizmente são necessários.

Porém, em muitos casos os testes não predizem corretamente “as reações humanas no mundo real”.

Por isso cientistas questionam cada vez mais a relevância das experiências que visam “modelar” as doenças humanas em laboratório, criando artificialmente sintomas em outras espécies animais.

“Espelhar doenças humanas ou toxicidade criando artificialmente sintomas em camundongos, cães ou macacos impõe grandes limitações científicas que não podem ser superadas. Frequentemente, os sintomas e respostas aos tratamentos potenciais observados em outras espécies são diferentes daqueles de pacientes humanos. Como consequência, 9 EM CADA 10 medicamentos que parecem seguros e eficazes em estudos com animais fracassam quando administrados em seres humanos”, enfatiza a Humane Society International.

A boa notícia é que atualmente, entre os recursos disponíveis que podem substituir os testes em animais estão as novas tecnologias que envolvem triagem de alta produtividade, modelos computacionais e chips baseados em cultura de células e tecido humano artificial. [5]

Cientistas do Centro de Alternativas aos Testes em Animais da Escola de Saúde Pública Bloomberg, da Universidade John Hopkins, de Batilmore, em Maryland, nos Estados Unidos, publicaram um artigo no jornal Toxicological Sciences explicando que eles criaram um sistema de mapeamento de relações entre estruturas químicas e propriedades tóxicas em condições de superar facilmente os testes em animais.

Com esse sistema de inteligência artificial, eles defendem que é possível mapear automaticamente as propriedades tóxicas de qualquer composto químico com muito mais precisão do que os testes em animais. Os cientistas conseguiram obter uma precisão média de 87% nos resultados, o que está muito além dos resultados obtidos nos testes com animais.

Outra boa notícia é que várias empresas estão abolindo esses testes e transformando seus produtos em cruelty free (livres de crueldade). É aí que entra a nossa ação como verdadeiros espíritas, seguidores do Evangelho.

Podemos começar a substituir diversos produtos que utilizamos no nosso dia a dia, por aqueles que não são testados em animais, tais como shampoos, sabonetes, pasta de dente, produtos de limpeza e higiene em geral e uma vasta gama de cosméticos.

Sempre há algo que podemos fazer para não mais contribuir com o sofrimento dos animais.

Se você ainda tem dificuldade em se mover pela exclusão de alimentos de origem animal, pode ao menos se mover pela exclusão de produtos testado em animais.

Nas referências segue um link com a lista de algumas marcas que não testam. [6]

Enquanto consumidores e espíritas podemos e devemos fazer a diferença, abolindo na medida do possível e do praticável esses produtos oriundos de muito sofrimento aos nosdsos irmãos menores.

Vamos nos MOVEr em prol dos animais de laboratório também?

Referências:

[1] http://www.institutoninarosa.org.br/experimentacao-animal/vivisseccao/na-pesquisa/perguntas-frequentes/#2

[2] DENIS, L. O problema do ser do destino e da dor. 32 ed. FEB, 2013. Cap. 26 “A dor”, p. 347.

[3] VIEIRA, W. ANDRÉ LUIZ (Espírito). Conduta espírita. 32 ed. 7 imp. Brasília: FEB, 2017. 118 p. Capítulo 33 “Perante os animais”, pp. 89-90.

[4] KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 93 ed. 1 imp. Brasília: FEB, 2013. Questão 799.

[5] https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/12/testes-com-animais-no-brasil-podem-acabar-em-breve.html

[6]http://www.pea.org.br/empresas.htm
https://belezaesaude.com/cruelty-free/

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *