4º CONGREMOVE (2021). Tema: Jesus, Sublime Ecólogo

A 4ª edição do CongreMOVE será toda on-line. Ao invés de palestras, faremos novamente rodas de conversa, diálogos!

Nos diálogos, contaremos com especialistas em nutrição, veterinária, biologia, ética animal, direito animal, direitos da natureza, etc. Além de espíritas, participarão representantes de outras religiões e filosofias a favor da Natureza.

A transmissão será pelos canais da Rede Amigo Espírita – RAETV, Web Rádio Fraternidade, Rádio Portal da Luz e Web TV Espiritize , além dos nossos canais.

O tema JESUS, SUBLIME ECÓLOGO, foi inspirado no texto de Joanna de Ângelis:

“O programa, no entanto, para o saneamento de tão perigoso estado de coisas, já foi apresentado por Jesus, o Sublime Ecólogo que em a Natureza, preservando-a, abençoando-a, dela se utilizou, apresentando os métodos e técnicas da felicidade, da sobrevivência ditosa nos incomparáveis discursos e realizações de que inundou a História, estabelecendo as bases para o reino de amor e harmonia, sem fim, sem dores, sem apreensões…”

[FRANCO, D. P; JOANNA DE ÂNGELIS (Espírito). Após a Tempestade. 11. ed. Salvador, BA: Livraria Espírita Alvorada Editora, 2013. pg 24 e 25]

Acolhemos a mensagem como sendo um chamamento para que, à luz do Espiritismo, Jesus seja apresentado de maneira não-antropocêntrica, e se desenvolva um programa prático de ética divina, anti-especista, com vistas à libertação animal: humana e não-humana.

Pode parecer estranho, dada a cultura antropocêntrica que ainda predomina, mas, em sua essência espiritualíssima e à luz do Espiritismo, existe um EVANGELHO ECOLÓGICO, que merece ser salientado, ainda mais neste tempo de crise socioambiental. Isso porque, segundo o Espiritismo, Jesus além de ser o Guia e Modelo da humanidade, é também o Divino Escultor e Governador Espiritual da Terra, tendo criado o indispensável à existência de todos os seres. Portanto, Sua Governança independe da espécie em que o ser espiritual estagia, seja humana ou não-humana. Nesse sentido, não se pode descolar os ensinos evangélicos de sua dimensão ecológica, com vistas à harmonia entre todos os seres que coevoluem e coabitam em nossa Mãe Terra.

Acreditamos que o movimento espírita tem uma linda vocação para contribuir na prescrição e vivência do amor a todos os seres (o que inclui a ética vegana), decorrente de sua própria literatura e das atividades de caridade que tão bem realiza.

Participe do 4º CONGREMOVE, convide sua turma e

Venha se MOVEr conosco
Pelos animais
Pelos humanos
Por toda a Natureza

1 responder

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *