MOVEjovem

Percebendo a urgência em tratarmos nas mocidades espíritas da nossa verdadeira natureza espiritual e da responsabilidade perante os seres não-humanos, criamos em 2021 o MOVEjovem, formado por meninas incríveis, multifacetadas, cheias de talentos e com muita vontade de trabalhar na Seara do Mestre.

Confira alguns depoimentos de como cada uma enxerga o MOVEjovem e suas possibilidades.

Caroline Moura (Porto Velho-RO):

O MoveJovem tem o objetivo de trazer o movimento pela ética animal espírita até a juventude, a fim de que cada um possa se ver ali representado, sinta familiaridade, com uma linguagem simples, acessível, divertida, interativa e entendendo que a juventude conduzirá o futuro e por isso as sementinhas precisam ser plantadas ainda hoje.
Assim, promover espaço para rupturas necessárias, onde a mudança ocorre e é feita também em todas as esferas que o jovem vivencia seja no centro espírita, na sua casa com seus familiares, no seu bairro, ou na comunidade e sociedade em geral.

Maiara Pires (Curitiba-PR):

Para mim é uma oportunidade de estudar a doutrina sob o olhar do Evangelho a todos os seres, e de alcançar cada vez mais pessoas e chamá-las para conhecer essa doutrina tão linda de Amor. E fazendo isso por meio dos jovens, que tem grande potencial de promover mudanças no mundo, é caminhar em direção ao Mundo de Regeneração.

Vanessa Barros (São Paulo – SP):

Ao meu ver, o MOVEjovem é a extensão de todo nosso cuidado e estudo da Ética Animal Espírita à juventude, falando com eles de forma clara para que compreendam que são o nosso futuro e que possuem um grande poder em mãos: o de MOVEr o mundo. Não há nada mais prazeroso que mostrar a eles que somos iguais, seres humanos e não humanos, que as atitudes tomadas hoje serão colhidas da mesma forma que plantadas. É sobre fortalecer a esperança no jovem, pois é dessas sementes que virá o nosso amanhã. E para isso, precisamos juntos abraçar essa causa e seguirmos em frente de mãos – e patas – unidas.

Sabrina Rodrigues (Macapá – AP):

O MOVEjovem tem sido uma oportunidade especial de aprendizado sobre a Ética Animal Espírita, além de uma felicidade em poder compartilhar esses conhecimentos doutrinários com outros jovens. É sobre refletir qual conduta precisamos exercer para o bem do nosso planeta, para nossos irmãos mais novos – os animais- e para todas as demais criações divinas. Afinal, o amor ao próximo, como ensinou o Mestre Jesus, deve ser praticado a todos, não é? Por isso, sou grata por tudo que este grupo tem me proporcionado e sei que ainda irá proporcionar muitos bons frutos para o movimento espírita. Afinal, já está mais do que na hora de ouvirmos o convite do Amigo Nazareno e assumirmos a responsabilidade de zelar pela nossa Casa Planetária e de todos que aqui coabitam.

Laura Lins (Aracaju – SE):

Fazer parte do MOVEJovem, em um momento especial de minha vida, é extremamente gratificante. É um passo fundamental no meu crescimento espiritual e moral. É hora de mudanças, de mentalidade, de hábitos, precisamos deixar para trás o homem/mulher velho, nos tornando de fato mulheres/homens de bem. Ser família MOVE me proporciona todas essas possibilidades, trabalhando na Seara de Jesus na construção de uma sociedade transformadora.

Giovanna Silveira (Niterói-RJ):

O MOVEjovem é um espaço aberto para o entendimento da Ética Animal Espírita, onde posso conversar e debater tudo o que sempre estudei sobre esse assunto, mas nunca tive abertura em outros ambientes espíritas. É o trabalho que renova minha convicção e tranquiliza minha consciência diante de uma sociedade que tende a julgar o diferente.
O que mais me motiva em fazer parte desse grupo é a oportunidade do estudo e a chance de partilhar o conhecimento sobre as mensagens do Cristo, a Ética Animal Espírita e o Veganismo para mais pessoas, de forma que influencie aqueles que têm o coração aberto a ouvir e compreender as mensagens passadas com amor, respeito e gratidão pela vida.
Trilhando esse caminho de trabalho e conscientização dos direitos dos animais vejo o MOVEjovem crescendo enquanto grupo e levando a mensagem do Cristo, de amor a todas as criaturas, para as mocidades e centros espíritas de diversas partes do país, além do fortalecimento das atividades que já exercemos hoje.

Natalia Zagonel (Curitiba-PR):

O MOVEjovem pra mim era um grande sonho e se tornou uma grande realização. É sobre levar tudo aquilo que acredito, estudo e me sensibilizo sobre os não-humanos para mais jovens e ver a transformação acontecendo gradualmente em cada cantinho do país, em cada mocidade. É sobre ver o desenvolvimento e evolução de cada uma das meninas que abraçou esse projeto e ter esperança de que em alguns anos falar sobre a Alma dos Animais, Evolução Anímica, Veganismo e uma visão biocêntrica da vida à Luz da Doutrina Espírita, já não mais será considerado um assunto secundário, de menor importância e até mesmo tabu.

Em poucos meses de atuação, criamos uma parceria mensal com a frente jovem da Rede Amigo Espírita (RAETV) chamada Home Office Espírita. Toda 2ª sexta-feira do mês, às 21h conversamos sobre Ética Animal Espírita; Jesus – O Sublime Ecólogo; Evolução Anímica; Vivência Franciscana; Enormes Consequências Ambientais e Enormes Consequências Sociais da Exploração Animal.

Também assumimos o projeto MOVEcast. Agora todo mês lançamos um episódio novo na plataforma do Spotify e Youtube, comentando um capítulo por vez do livro “Evangelho dos Animais” de autoria da Equipe Espiritual da ASSEAMA. Além disso, estamos cada vez mais sendo convidadas para facilitarmos essa temática em mocidades de diversos estados do país. Uma felicidade sem tamanho!

Agora também teremos um espaço só nosso no 4º CongreMOVE com direito a diálogo, inscrição, oficina no dia posterior e um episódio do MOVEtalk na quinta seguinte para explorarmos um assunto ainda surpresa para todos.

E os planos para o futuro não param! Queremos escrever artigos, fazer vídeos, lives e até mesmo montarmos e estruturarmos um grupo de estudos de juventude, tudo com uma linguagem fácil, acessível e maravilhosa assim como o tema <3 (quem sabe não criamos até uma conta no TikTok né não? :D)
Enfim, tudo o que tivermos vontade, em formatos diferentes mas com o mesmo objetivo: Louvar a Natureza e todos os Seres que co-habitam e co-existem nesta mesma Mãe Terra!

Venha se MOVEr conosco!! <3

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *