Artigo #1 – Covid 19 e a Ética Animal Espírita

Por Isabela Alencastro dos Reis, integrante do MOVEJOVEM.

A pandemia da COVID-19 foi uma motivação para levantarmos diversas pautas importantes no que tange ao meio ambiente, uma delas: a exploração animal. Isso porque, mesmo não tendo um consenso científico sobre a sua origem, é possível afirmar que o Corona vírus é uma zoonose, ou seja, uma doença que é transmitida dos animais para os seres humanos.

Animais estão sendo retirados de seu habitat natural, enclausurados a mercê de inúmeros vírus, explorados e vivendo em condições injustas. Além de representar a negligência em relação a vida de nossos irmãos não humanos, isso representa o protagonismo humano em relação às pandemias.

Falando mais especificamente da COVID-19, a Organização Mundial da Saúde – OMS aponta que o vírus pode ter chegado a Wuhan (cidade onde ocorreu o primeiro caso de Corona vírus) por meio do comércio de animais selvagens na cidade [1]. A Organização Não Governamental – ONG “Animal Equality” após visitar um desses comércios relata:

“Os mercados continuam a vender e matar animais como tartarugas, sapos, patos, gansos, pombos e outros, reunindo espécies que na vida natural jamais coexistiriam, o que aumenta o risco de transmissão de doenças entre humanos e animais” [2].

Isso só comprova que nossa relação com os animais na Terra não tem evoluído com os anos, gerando consequências globais como as pandemias.

Infelizmente, essa é uma realidade que não se restringe somente à China, mas sim, por todo o mundo, incluindo o Brasil, afinal o consumo de animais é um hábito milenar, praticado em todas as civilizações. Esse consumo demanda um mercado que, por vezes, deixa a moral de lado dispensando aspectos sociais e ambientais, no que diz respeito ás consequências causadas pelos mesmos. Dessa forma, vale destacar que no Brasil, o mercado de carnes frescas de animais domesticados e selvagens gerou, entre 2017 e 2021, 74 surtos de doenças, o que resultou em 1.944 doentes pela ingestão do alimento contaminado [3]. Ou seja, sabemos que a pandemia da COVID-19 teve seu início na China, mas poderia ter surgido em qualquer outro país, já que todos possuem as condições necessárias para tal (mercados insalubres de animais), reforçando mais uma vez a urgência da extinção dos mesmos em todo o mundo, a fim de evitarmos novas doenças e de acabarmos com as relações de exploração entre animais e humanos, pois eles não estão na Terra ao nosso serviço.

Dessa forma, meus irmãos e irmãs, podemos estabelecer uma relação coerente entre a pandemia da COVID-19 e a ética animal espírita. Temos na questão 735 do “Livro dos espíritos” codificado por Allan Kardec:

735. Que se deve pensar da destruição, quando ultrapassa os limites que as necessidades e a segurança traçam? Da caça, por exemplo, quando não objetiva senão o prazer de destruir sem utilidade? “Predominância da bestialidade sobre a natureza espiritual. Toda destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. Os animais só destroem para satisfação de suas necessidades; enquanto que o homem, dotado de livre-arbítrio, destrói sem necessidade. Terá que prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, pois isso significa que cede aos maus instintos.” [4]

Atualmente mais de 100 associações dietéticas apoiam o veganismo, dentre elas, a Academia Americana de Nutrição e Dietética, considerada a maior associação de nutrição do mundo [5], reforçando mais uma vez que o organismo humano não necessita de nenhum tipo de proteína animal, o que faz com que a situação dos mercados de animais na China se enquadre nos parâmetros de destruição e ultrapassagem de limites que as necessidades e a segurança traçam, colocados por Kardec. Assim, refletindo sobre a lei de causa e efeito, estamos prestando as contas dessa destruição desenfreada, que, apesar disso, tem muito a nos ensinar, como, por exemplo, repensarmos nossa relação com o meio em que vivemos, especialmente, com os animais.

Toda essa situação nos leva a questionar sobre nossa evolução como espíritos, como podemos ter permitido tamanha crueldade, mesmo possuindo inteligência e tecnologia suficiente para não causarmos tamanho estrago? A doutrina também tem a resposta…

Na questão 780 Kardec pergunta: O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual? “Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”
a) – Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?
“Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”
b) – Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais instruídos os mais pervertidos também?
“O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.” [6]

Essa moral dita, pode se aplicar as mais diversas situações da Terra, incluindo a nossa relação com os animais. Vivemos em um mundo completamente especista e nossas crianças são ensinadas desde cedo a não terem empatia a toda criação, não desenvolvendo uma consciência acerca desse assunto, levando nossa inteligência para o mau caminho nesse sentido, muitas vezes, ignorando o meio em que vivemos e os animais, gerando a sua destruição e consequentemente de nós mesmos.

Sabemos que estamos em um momento extremamente frágil de transição planetária e que, mais que nunca as leis divinas, podem nos ajudar a entender esse processo. Se pudermos repensar esses ensinamentos com um olhar direcionado não só aos humanos, mas para todos os seres, podemos amenizar nosso impacto nesse planeta e contribuir para a evolução espiritual e moral de todos os seres que aqui existem.

[1] Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/covid-19-pode-ter-chegado-a-wuhan-pelo-comercio-de-animais-selvagens-diz-oms/

[2] Disponível em: https://animalequality.org.br/noticia/2020/11/19/a-ceu-aberto-mercados-umidos-na-china-continuam-a-operar/#:~:text=O%20material%20revela%20que%20apesar,doen%C3%A7as%20entre%20humanos%20e%20animais

[3] Disponível em: https://www.metropoles.com/

[4] KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Tradução de Salvador Gentile. Capítulo VI. Questão 735.

[5] Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1ESBwW3nQoo1Qjj7SMySAaJ3f8jIJ6IYP233hEDqTmb8/edit

[6] KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Tradução de Salvador Gentile. Capítulo VII. Questão 780.