Card #02: “Ama pelo caminho quanto possas, plantas, animais, homens, e te descobrirás, por fim, superiormente amando a Deus”

O evangelista Lucas registrou o inesquecível diálogo de Jesus com o doutor da lei, que, tentando o Mestre, perguntou o que fazer para herdar a vida eterna? Jesus respondeu com o Maior Mandamento, aquele de amar a Deus e o próximo como a ti mesmo. Todavia, antes, Jesus indagou ao doutor da lei como se estivesse perguntando a cada um de nós: “Que está escrito na lei? Como lês?” [1].

A lógica antropocêntrica-especista afetou profundamente a relação dos humanos com os não humanos e, consequentemente, a forma como se lê os mandamentos divinos. Historicamente, interpretamos que o amor de Deus se restringe somente aos humanos. Que o Maior Mandamento não se aplicaria aos animais e ecossistemas. Que tudo foi feito para servir à espécie humana.

Mas, a literatura espírita, contribuindo para ressignificar esta forma ainda infantil de sentir e ler a lei divina, demonstrou que o Evangelho não tem geografia e que o amor de Deus é ilimitado e incondicional, pouco importando a espécie e o reino em que o ser espiritual estagia na sua jornada rumo à angelitude.

É aí que se insere a ética animal (e ambiental) espírita, ajudando a retirar as camadas que se sobrepuseram ao entendimento humano e prejudicaram sua relação com os animais e a Natureza, quando excluíram das suas considerações morais os direitos divinos dos animais.

Por isso que quando a benfeitora Joanna de Ângelis discorreu sobre o cumprimento do Maior Mandamento, meta de todo cristão, frisou: “ama pelo caminho, quanto possas, plantas, animais, homens, e te descobrirás superiormente amando a Deus”. [2]

No mesmo passo, também ao discorrer sobre o Maior Mandamento, disse o benfeitor Emmanuel: “Escuta a Lei Sublime do Bem (…) nas páginas vivas da Natureza, aguardando a tua piedade para as árvores despejadas, para as fontes poluídas, para as aves sem ninho ou para os animais desamparados e doentes.” [3]

São inúmeros os espíritos que ao discorrer sobre o Maior Mandamento e também sobre a Lei de Justiça, Amor e Caridade afirmaram, obviamente, que para cumpri-las devemos vivenciar e movimentar o amor a favor de toda a Natureza e não só dos seres humanos.

Também nesse sentido, nos ensinou Allan Kardec: “Não […] se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus” [4].

Como amar a Deus sem amar a Sua Criação?

A espiritualidade suplicou um novo pensar, olhar e sentir. Um novo modo de agir, uma nova ética, uma nova moral, essencialmente espírita, necessariamente inclusiva aos ecossistemas e ao irmão animal.

Que possamos expandir o nosso amor a todos os seres, cumprindo o Maior Mandamento.

.

Referências:
.
[1] DIAS, H. D. O novo testamento. 1 ed. 6 imp. Brasília: FEB, 2017. Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 25-29, pp. 309.

[2] FRANCO, D. P.; JOANNA DE ÂNGELIS (Espírito). Leis Morais da Vida. 15 ed. Salvador: LEAL, 2014. 224 p. 2ª parte, cap. 1 “Amar a Deus”, pp. 18.

[3] XAVIER, F. C.; EMMANUEL (Espírito). Alma e luz. Capítulo “O maior mandamento”.

[4] KARDEC, A. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo 15 “Fora da caridade não há salvação”. Item 5 “O mandamento maior. Site da FEB.

1 responder
  1. Jorge Schulman
    Jorge Schulman says:

    Post profundamente instigante, que nutre nosso interior desnudando a distância entre o ‘ser’ e o ‘dever ser’. A literatura espírita contribui para a nossa evolução ressignificando, sem distinções, nossa forma de ler a lei divina, inserindo a ética animal (e ambiental), ajudando a retirar as camadas que se sobrepuseram ao entendimento humano e prejudicaram sua relação com os animais e a Natureza.
    Transcrevo as questões 779 a 781 do Livro dos Espíritos que falam sobre a ‘Marcha do progresso:
    779. A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?
    Resposta: “O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social.”

    780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?
    Resposta: “Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.” (192-365)

    a) – Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?
    Resposta: “Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”

    b) – Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais esclarecidos os mais pervertidos também?
    Resposta: “O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.” (365-751)

    781. Tem o homem o poder de paralisar a marcha do progresso?
    Resposta: “Não, mas tem, às vezes, o de embaraçá-la.”

    a) – Que se deve pensar dos que tentam deter a marcha do progresso e fazer que a Humanidade retrograde?
    Resposta: “Pobres seres, que Deus castigará! Serão levados de roldão pela torrente que procuram deter.”

    Gratidão pelo aprendizado.

    Responder

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *