Card #18: “O indivíduo que se apiada do sofrimento do seu próximo – vegetal, animal ou humano – desejando ajudá-lo, facilmente se ilumina”

Quem é meu próximo?

O Espiritismo nos ensina que fazemos parte de uma família universal, que somos filhos do mesmo Criador, feitos da Sua mesma substância.

E ao contrário da lógica antropocêntrica e especista, que inferioriza e instrumentaliza tudo o que não seja humano, o Espiritismo nos apresenta uma visão de mundo que irmana todas as criaturas, sejam elas sencientes ou não.

Afinal, nos ensinaram os Imortais que a trajetória do ser espiritual se dá do “átomo ao arcanjo”, estagiando nos reinos mineral, vegetal e animal rumo à angelitude. [1]

Dessa forma, variados benfeitores espirituais foram enfáticos em nos advertir da necessidade de compreendermos que o próximo são todas as formas de vida, independente da espécie em que estagiam.

E não só compreendermos esta verdade, mas vivência-las, ou seja, estender as demais espécies não-humanas a caridade que tanto pregamos e praticamos aos humanos.

Como nos disse André Luiz: “o respeito à Criação constitui simples dever”. [2]

São tantas as mensagens dos benfeitores e alertas da ciência nos convocando a assumir o dever sagrado de respeitar e cuidar zelozamente da Terra.

É por isso que conclamou Joanna de Ângelis:

“É através da sua vibração de generosidade que se desdobram os sentimentos de benevolência para com todos, de simpatia e afeto por todas as formas de vida, mesmo não sencientes: montanhas, pedras e metais diversos, vales, rios e mares, florestas e jardins…O indivíduo que se apieda do sofrimento do seu próximo – vegetal, animal ou humano – desejando ajudá-lo, facilmente se ilumina, em face do conhecimento que possui em torno do significado existencial da vida na Terra. Esse fenômeno é resultado das tendências universais resultantes do processo da evolução moral, manifestando-se nesse expressivo sentimento de compaixão, dos mais altos que a psique humana pode exteriorizar.” [3]

Referências:

[1] KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 72 ed. São Paulo: LAKE, 2014. 359 p. Livro segundo “Mundo espírita ou dos Espíritos”, capítulo IX “Intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo”, item IX “Ação dos Espíritos sobre os fenômenos da Natureza”, questão 540, pp. 202-203.

[2] VIEIRA, W. ANDRÉ LUIZ (Espírito). Conduta espírita. 32 ed. 7 imp. Brasília: FEB, 2017. 118 p. Capítulo 33 “Perante os animais”, pp. 89-90.

[3] FRANCO, D. P.; JOANNA DE ÂNGELIS (Espírito). Encontro com a Paz e a Saúde. 5 ed. Salvador: LEAL, 2016. 232 p. Capítulo 10 “Em busca da iluminação interior”, item “Processo de autoiluminação”, pp. 198-201.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *