Lista de Palestras sobre Ética Animal Espírita

Você acha que existem poucas palestras sobre os animais no movimento espírita?
.
E sobre os animais com foco em não mais consumi-los e explorá-los?
.
Infelizmente esse tema é pouco tratado no movimento espírita!
.
E quando tratado, geralmente o foco não é o bem-estar do animal em si mesmo, mas do humano. Em muitos casos, por exemplo, diz-se que não existem problemas em consumir os animais e derivados e, se existem, isso é problema secundário, para preocupação futura.
.
Por esse motivo, elaboramos uma lista de palestras que entendemos estar alinhadas com a Ética Animal Espírita, ou seja, com aquela “conduta moral que inclui no esforço de vivenciar a lei de Deus não somente o bem dos seres humanos, mas também dos não humanos: de toda a Natureza. Via de consequência, implica, em um esforço gradativo e coletivo de mudança de hábitos pessoais e nos espaços espíritas, por meio da adoção da alimentação vegetariana estrita, do consumo de produtos ecológicos, do oferecimento de tratamento aos animais e do ensino da ética animal desde as atividades infantis.”
.
Fato é que precisamos de mais palestras, seminários, congressos, grupos de estudo, atividades infanto-juvenis, textos em revistas, programas, entrevistas e etc, conteúdos diversos sobre a ética animal espírita, de modo a inserir o movimento espírita no campo das modernas filosofias de inclusão dos animais e ecossistemas nas considerações morais humanas, superando o tão prejudicial modelo antropocêntrico e especista ainda vigente e atendendo aos anseios de Jesus e dos bons espíritos para o Mundo de Regeneração.

Para suprir esta lacuna, criamos a Série Espiritismo e Libertação Animal, onde os membros e membras do MOVE realizam palestras de até 25 minutos todas as quartas-feiras, 20h. Acesse aqui no site ou em nosso youtube.

Além disso, elaboramos a lista abaixo de Palestras sobre a Ética Animal Espírita. Aproveitem!

  1. Vegetarianismo e Espiritismo por Rafael Ludolf:
    https://www.youtube.com/watch?v=blAN3t24uhs&t=459s
  2. A Vida dos Outros: os Animais por Rafael Ludolf: https://youtu.be/3JV4fNtgfwE
  3. E agora, o que fazer? por Rafael Ludolf: https://youtu.be/iF-Xg42Yb6g
  4. Alimentação e suas Dimensões por Rafael Ludolf: https://www.youtube.com/watch?v=O9I_5M3qWl4&t=1664s
  5. Ética Animal e Ambiental Espírita por Aline Jardim: https://youtu.be/XN4ZiVDJgao
  6. Os Animais à luz da Doutrina Espírita por Aline Jardim: https://youtu.be/A-1KsIb_f-M
  7. Veganismo e Espiritismo por Magno Grilenzoni: https://youtu.be/39uhy9hahbk
  8. Vegetarianismo e Veganismo nas obras de Chico Xavier por José Soares Filho: https://youtu.be/crZAabfHvlU
  9. Consumo de Animais na Visão Espírita por Vitor Moré: https://youtu.be/LzNrwOFErVc
  10. Alimentação e Evolução Espiritual por Edson Siqueira: https://youtu.be/LzNrwOFErVc
  11. A Questão Espiritual dos Animais por Irvênia Prada: https://youtu.be/llM-m_bpbWk
  12. Ecologia da Esperança por Helder Canto: https://youtu.be/rRz5cCf2olQ
  13. Hábitos Alimentares e Relacionamento com os Animais por Denilson Sant’Ana: https://www.youtube.com/playlist?list=PLLnOsMCTaObj03NbHFgfIXo0EAH5DsdEw
  14. Jesus e a Manjedoura do Mundo por Felipe Mascarenhas: https://www.youtube.com/watch?v=1VYQxIwD3sc
  15. Pensamento, Consciência e Espiritualidade dos Animais por Mirella Colaço: https://www.youtube.com/watch?v=oyKeFq9fCCs&feature=youtu.be
  16. Os Animais e a Lei de Justiça, Amor e Caridade por Rafael van Erven Ludolf:
    https://www.facebook.com/1538204143067427/videos/166315274783795/
  17. A Lei de Justiça Amor e Caridade e os Animais por Rafael van Erven Ludolf:
    https://www.youtube.com/watch?v=-92kJENfb18&t=762s
  18. Relação do Homem e os Animais: que evolução é esta? Por Lucas Evangelista:
    https://www.youtube.com/watch?v=W-UrhXwBRj4&feature=youtu.be
  19. Presença dos Animais no nascimento de Jesus. Por Rafael van Erven Ludolf: https://youtu.be/hVQxqukcKPw
  20. Especismo – Os Animais sob a visão Espírita. Por Bruno Cunha: https://youtu.be/yA47KXK9WJY

Venham se MOVEr conosco pelos animais, pessoas e toda a Natureza!

1 responder
  1. Sandra
    Sandra says:

    Muito providencial e útil essa listagem para o referencial dos espíritas vegetarianos-veganos, que às vezes se sentem órfãos de esclarecimentos e atualizações pertinentes, uma vez que raramente encontrarão respaldo em suas abençoadas convicções, no acolhimento fraterno dos Centros Espíritas, por exemplo. Com as honrosas exceções existentes, muito complicado mesmo essa abordagem da abstenção da carne animal junto aos dirigentes e frequentadores que não toleram interferência em seu cardápio, ainda que se lhes comprove o sofrimento e a tortura a que são submetidos nossos irmãos animais, no inferno dos matadouros. Geralmente são os espíritas de mais idade, tradicionais, teimosos e obstinados que, à despeito da pança atulhada ainda com os restos mortais da última refeição, desconversam e se desconfortam à simples ideia de modificar alguns itens do cardápio que tanto prezam, esquecidos de que, procedendo assim, encontram-se cada vez mais distantes do Deus de amor e caridade que tanto reverenciam e enaltecem. Felizmente um contingente de jovens está aterrizando no Planeta sobraçando as conclusões a que chegaram, na espiritualidade, quando preparavam sua atual encarnação. É por causa deles que o Planeta está acordando do marasmo, da preguiça, sacudindo a poeira e abrindo os olhos para horizontes verdes, de fauna e flora preservadas, em nome de Deus. Crianças, ainda não alfabetizadas, dialogam, em prantos com seus pais estupefactos, diante do prato de comida com pedaços de “seus amigos” nele. Bendita essa tsunami de gente jovem, coesa, disposta, corajosa e destemida, que não teme abalar alicerces enferrujadas de fajutas afirmativas em favor do consumo da carne animal que, na verdade, é fruto do egoísmo, do orgulho e da falta de amor que não mais deveria existir no movimento espírita, mas existe, com prazo de validade para terminar logo, logo. Ainda bem.

    Responder

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *