NOTA OFICIAL

Sobre recomendação de assistência espiritual para animais. 

O MOVE, há anos, participa, frequenta e pesquisa centros espíritas que oferecem assistência espiritual para animais, Brasil afora. Somos testemunhas, durante esse tempo, dos benefícios do passe, da água fluidificada e da oração no tratamento dos animais.

Se a assistência espiritual é benéfica ao humano, acreditamos que as terapêuticas espíritas também o sejam para os outros animais, seres tão sencientes e necessitados quanto nós.

Inclusive, encontramos na literatura espírita recomendações a esse respeito:

Diz André Luiz, “no socorro aos animais doentes, usar os recursos terapêuticos possíveis, sem desprezar mesmo aqueles de natureza mediúnica que aplique a seu próprio favor” [1].

Na mesma direção, afirma Herculano Pires, “a assistência mediúnica aos animais é possível e grandemente proveitosa. O animal doente pode ser socorrido por passes e preces e até mesmo com os recursos da água fluidificada” [2].

Irvênia Prada, médica-veterinária, umas das maiores pesquisadoras em atividade sobre animais e espiritismo, questiona em seu livro “por que não estendermos o recurso dessa terapia simples, sem contraindicação, aos animais?” E conclui ser “totalmente favorável à assistência espiritual para animais, que contempla a prece, a água fluidificada e os passes, sendo que estes devem ser aplicados em casas espíritas que tenham se preparado adequadamente para esse tipo de atendimento” [3].

Segundo o princípio de caridade do Espiritismo, consideramos coerente estender a assistência espiritual para os animais. O número de animais necessitados é incontável.

Resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária que estabelecem condições para assistência médico-veterinária não se aplicam aos trabalhos de passe em centros espíritas, pois essa atividade não se enquadra como assistência técnica veterinária e sim uma terapêutica alternativa, de cunho espiritual/religiosa.

Por fim, consideramos importante que ao invés de não recomendar a assistência espiritual para animais, que as instituições espíritas se reúnam para elaborar um documento com orientações sobre como o centro espírita que desejar possa se organizar para oferecer assistência espiritual para animais.

Referências:

[1] VIEIRA, W. ANDRÉ LUIZ (Espírito). Conduta espírita. 32 ed. 7 imp. Brasília: FEB, 2017. 118 p. Capítulo 33 “Perante os animais”, pp. 89-90.

[2] PIRES, J. H. Mediunidade – Vida e comunicação. 10 ed. São Paulo: PAIDEIA, 2011. 227 p. Capítulo 11 “Mediunidade zoológica”, pp. 137-138).

[3] PRADA, I. L. S. A questão espiritual dos animais. São Paulo: Fé Editora, 2018, p. 299 – 301.